Resenha: Etecetera





Título: Etecétera - A vida sob um olhar poético
Autoras:  Valéria Sales e Emanuella Rachel Santos
Editora: Bagaço
ISBN: 9788537308073
Número de páginas: 109
Ano: 2011
Skoob | Blog da ValeriaBlog da Emanuella
Por que ETECÉTERA???? "Fascinou-nos a ideia de indefinição e de liberdade que a palavra ETECÉTERA traz. Dessa maneira, foi imediata a identificação porque nossa ideia era uma proposta nova, uma proposta nossa. Falaríamos da vida, mas de uma forma pessoal, e ao mesmo tempo, que alcança tantos por serem sentimentos comuns aos humanos, ou seja, o "algo a mais" que a vida é por si só. E ao mesmo tempo o "algo a mais" se justifica por ser a nossa ideia, uma ideia compartilhada e única, isto é, a vida observada de maneira que nunca fora vista antes, além de tudo que já fora dito. Temos por característica o romantismo, mas não falamos somente de amor, temos cotidiano, medos, etc. E nenhuma palavra seria suficiente, que não fosse: ETECÉTERA." (Valéria Sales)
Minha Opinião
Esse livro foi cedido pela autora Valéria Sales
Inicialmente gostaria de agradecer as autoras por me presentearem com essa maravilhosa leitura e me desculpar pela demora na resenha.
Eu sempre amei poesias, na adolescência era o que eu mais lia e, consequentemente, o que eu mais pegava emprestado na biblioteca. Amava de tal forma que tenho um caderno de várias poesias que eu mesma escrevia - meia boca é claro. Gostava de escrever sobre amor, dor e amizade.
Em Etecétera me vi fazendo uma viagem ao meus 14 anos e relembrando o quão intensa era a poesia na minha vida e nos meus momentos de estudo - tinha uma professora que me incentivava a escrever para os concurso de poesia da escola e fazer faculdade de Letras. 
É escrito por duas pessoas e sobre temas geralmente diversos do cotidiano nos poemas de Valéria e sobre as doces impressões que o amor nos proporciona na visão em grande parte dos poemas de Emanuella.
Não sei o que busco.
Estou fixada naquilo que não me pertence.
(...)Quero viver em uma cabana onde o que eu sou,
Seja mais óbivio do que aquilo que eu poderia ser.

Trecho do poema Liberdade Utópica - Valéria Sales / Pág. 18
Quem ama não engana,
Não mente, não arma, não trama.
Não morre. Renasce.
Vive e ama. 

Trecho do poema Amante - Emanuella Rachel Santos / Pág. 48
A minha maior preocupação era como esse poemas se encontrariam e se casariam nesse livro e felizmente a surpresa foi bem agradável pois os poemas são divididos em temas. A visão critica de Valéria sobre tudo se assemelha a tudo que penso tornando a leitura leve e me deixando mais próxima dela. Por outro lado, a flor que mora no coração de Emanuella me fez viajar pelas nuances do romantismo - e também outras temáticas que ela escreve -, suspirando a cada momento.
É uma leitura leve, para ser lido de uma vez e tem uma diagramação simples. Perfeito para um fim de tarde em que você não busca uma estória envolvente, mas sim descobrir a essência por trás dos olhares de outra pessoa sobre tudo que acontece ao nosso redor, todos os dias. Recomendo não só para os amantes de poesia, porque para quem ainda quer conhecer poesia será um ótimo inicio.
Obs.: Ambas autoras mantém blogs com poesias e reflexões, para saber sobre o que mais elas escreve acessem: Blog da Valeria | Blog da Emanuella
Que as palavras
Sejam como remédio
Para as feridas que o amor causou
E o tempo não conseguiu curar...
Emanuella - Página 85

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.