Resenha: Roubada


Título: Roubada
Autor(a): Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630243
Ano: 2012
Número de páginas: 348
Edição: 2
Skoob
Quando uma bela garota loira é encontrado quase afogada em uma praia. Ela não tem memória de quem ela é ou que horrores a deixaram lá. Mas um artigo sobre ela em um jornal de Brighton faz o alarme tocar para a esteticista Dale, que mostra as fotografias de Lotte Wainright para a polícia. As meninas se encontraram enquanto trabalhavam em um navio de cruzeiro e sua amizade floresceu enquanto navegaram os mares da América do Sul, até Lotte cair sob a influência sinistra de um casal de idosos americanos. Para seu arrependimento, Dale não vê Lotte desde que deixou o navio meses atrás... mas a menina na praia - embora machucada - é realmente sua amiga de quem sentiu muita falta. A reunião só marca o início de uma onda de segredos perigosos, mentiras e pesadelos. Onde Lotte esteve? Quem é o homem que parece querer matá-la? E o que aconteceu ao bebê que ela recentemente deu a luz? Dale e Lotte devem cavar fundo e encontrar a força para lutar contra todas as probabilidades, se quiserem reconstruir sua amizade e sobreviver ao passado roubado - e mortal - de Lotte.
Minha opinião
Eu me senti atraída pela sinopse desse livro desde a primeira vez que li, com a primeira capa, tanto que quando ele estava em promoção com a capa antiga eu comprei imediatamente e na Bienal de SP, comprei outro exemplar em promoção com essa capa maravilhosa e troquei o outro no skoob.
Lotte me chamou a atenção desde sua aparição na praia, maltratada e quase morta. O fato de ela mesma achar que fez algo muito ruim para merecer tudo aquilo, também me intrigou bastante. Essa jovem inglesa com um passado sofrido e com uma personalidade bem diferente de sua aparência de patricinha, sem ter muito amor dos pais desde a morte de sua irmã mais velha Fleur, uma dolorida perda amorosa e com toda a sua evidente bondade expostas em seus lindos olhos azuis.
Apenas com aquela frase, David sentiu que sabia tudo a respeito dela. Uma garota sem qualquer traço de egoísmo, e que se importava mais com os outros do que consigo mesma.

Página 91
Dale, a melhor amiga de Lotte e responsável por sua identificação pela polícia, é uma jovem londrina de 25 anos e esteticista que ama o que faz e tem um ótimo emprego em um Spa em um hotel excelente. Além de possuir uma beleza notável, é extremamente impulsiva daquelas que fala tudo o que pensa e chega até ao ponto de ser um pouco egoísta em alguns momentos. Porém, todo o seu envolvimento com Lotte durante o cruzeiro, fez com que ela começasse a se importar com outras coisas além de si mesma.
David, o rapaz que encontra Lotte na praia e parece predestinado para salvá-la durante todo o livro, é um homem de 32 anos, extremamente amável e carinhoso, é o segundo mais velho entre oito irmãos e empresário. Daqueles que faz a gente suspirar a cada fala e quando percebemos, já estamos torcendo para que ele encontre uma mulher maravilhosa até o fim do livro.
Todo o mistério que envolve o aparecimento da jovem na praia, me fascinou desde as primeiras páginas. Confesso que os livros com conteúdos violentos e algum tipo de exploração não são meus favoritos, mas a escrita da Lesley é incrivelmente envolvente e por mais chocada que eu  ficava em algumas partes, não conseguia parar de ler, necessitava com urgência saber o que seria descoberto na próxima página.
As protagonistas Dale e Lotte, assim como o amigo delas Scott, se conheceram durante um cruzeiro que trabalharam na América do Sul. Dale até então era uma pessoa egoísta, insensível  e desorganizada e Lotte trouxe outro sentido a sua vida com sua simplicidade e lealdade. Os três eram inseparáveis até que em uma parada, Lotte sai sozinha do navio e é estuprada e  seu destino se cruza com o misterioso casal americano, Sr. e Sra. Ramsdem. Abaladíssima com os acontecimentos, ela aceita o acolhimento desse casal religioso que a ajuda a se recuperar do trauma oferendo abrigo em sua cabine pelo tempo que fosse necessário.
Após o fim do cruzeiro, Lotte não faz mais contato com nenhum de seus amigos e devido ao estupro, todos acham que ela se afasta para não ter lembrança dos acontecimentos durante aquela viagem, até que ela aparece completamente sem memória e com visíveis sinais de maus tratos. A perca de memória sobre a sua vida não é tão frustrante quanto a descoberta de que pariu uma criança a cerca de dois meses e não se lembra nada sobre ela. Como uma mãe não se lembra de um filho que gestou e deu a luz? Essa é a pergunta que mais perturba.
Simon e Adam, os amigos gays de Lotte que a abrigam em sua casa após sua saída do hospital, a cercam de cuidados para que o homem que a persegue tentando matá-la, não tenha sucesso. Achei esse casal fora dos padrões de casais gays que já li e adorei a forma como eles são colocados no livro.
Devido a amizade tão grande entre as protagonistas, Dale acaba se envolvendo demais com o mistério envolvendo o desaparecimento dela, chegando ao ponto de ambas terem suas vidas em perigo. Apesar da aparência frágil, essa misteriosa jovem tem uma força e coragem incríveis que só é revelada quando é extremamento necessário, quando estão em perigo. Conforme ela vai recuperando suas memórias do tempo em que ficou desaparecida, o leitor é surpreendido com acontecimentos até então imprevisíveis.
É o primeiro livro que leio dessa autora, adiei a leitura por muito tempo e me arrependo extremamente. O livro Belle vira logo em seguida, só preciso tirar um pouco a sensação de envolvimento sobre esses personagens para poder aproveitar a leitura.
Um livro que te perturba, te choca e te marca para sempre. Leitura recomendadíssima.

Curiosidade
O personagem David Mitchel é baseado um homem que participou de um leilão para se tornar um personagem desse romance.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.