Resenha: Senhora



Título: Senhora
Autor(a): José de Alencar
Editora: Martin Claret
ISBN:   8572324828
Número de páginas: 246
Skoob | Comprar
José de Alencar, um dos maiores autores do romantismo brasileiro, retrata neste livro a burguesia e seu temas voltados para o público feminino. O dinheiro é sempre um fator que aproxima ou afasta temporariamente os casais. Orgulho, ciúme e paixões bruscas movem os corações de seus personagens. A mulher, sempre bela e frágeil, sabe lutar pelo amor que escolhem até o final. Romance de paixão, amor, ódio, vingança e perdão.

Minha opinião
Primeiro gostaria de agradecer imensamente
Apesar da dificuldade imensa que eu tenho - acho que muitas pessoas tem - para engrenar a leitura de um clássico, adoro lê-los sempre que possível. Um dos motivos para isso é a intensidade dos sentimentos dos personagens, algo que acho que é pouco presente nos romances atuais. Em Senhora claro que as coisas não seriam diferentes.
Eu suspirei, chorei e sofri muito com o amor de Aurélia e Fernando, torci muito por eles ao longo da estória, mas houveram também momentos em que eu quis bater nos dois, rs. 
O livro relata uma estória de amor intensa e cheia de peculiaridades. Logo no início nos deparamos com Aurélia já como uma jovem orfã e dama da alta sociedade carioca por conta de uma herança recebida. É completamente segura de si e que tem o seu tutor nas mãos: seu tio Lemos. Por outro lado, temos Fernando passando por dificuldades por conta de suas escolhas e entra em choque ao reencontrar seu amor do passado: Aurélia.
Nossa mocinha - que em algumas partes parece não tão boa assim - decide comprar um marido, algo comum naquela época, e oferece um dote relativamente alto para que Fernando case-se com ela. A partir daí Fernando e Aurélia dão continuidade a seu antigo romance, mas nem tudo é perfeito e encantado como ele esperava, afinal eles tem uma grande pendência do passado, algo que precisa ser resolvido para que não evite a felicidade de ambos.
A narrativa do autor é bem descritiva assim como todo clássico, relata muito dos costumes cariocas no século XIX o que eu acho enriquecedor em conhecimento. O feminismo e autoconfiança da protagonista são contagiantes a força e a intensidade de tudo o que ela concretiza durante a estória. Aurélia consegue ser doce e arrogante na mesma intensidade.
O livro relata em uma época em que o dinheiro era o principal fator para um casamento digamos feliz, que o dinheiro nem sempre traz a felicidade de um casal. Vale muito a pena ser lido e apreciado como todas as obras de José Alencar.

Quote
- Esta riqueza causa-te horror? Pois faz-me viver, meu Fernando. É o meio de a repelires. Se não for bastante, eu a dissiparei. (pág 241)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.