Resenha: A arte da imperfeição


Título: A arte da imperfeição
Autor(a): Brené Brown
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630106
Número de páginas: 184
Lançamento: 12/04/2012
Skoob
Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente".
A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos.
A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser.
Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados.
E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo?
Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.
Book Trailer

Minha Opinião
Sei que a maioria das pessoas tem aversão em relação a livros de autoajuda, mas eu particularmente gosto.  Gosto porque abordam assuntos sobre o comportamento humano e eu sou muito curiosa em relação ao tema apesar de não ter vontade alguma de estudar Psicologia rs. Não que eu seja fã incondicional do gênero, mas algum livro sobre um tema que eu esteja precisando de uma opinião de fora para refletir ou tenha curiosidade, e foi em um momento desses que chegou pra mim A arte da imperfeição.
Vivemos em uma sociedade em que fazemos de tudo para sermos aceitos por ela, por mais que algumas pessoas torçam o nariz e digam que isso não é verdade, é meio que inconsciente em nós essa vontade de ser aceito pelos outros e é esse o ponto de partida desse livro. A autora compartilha com seus leitores todo o drama que passou em uma fase de sua vida em que preciso buscar o controle sobre sua vida e admitir a sua imperfeição.
O mais bacana do livro, pelo menos pra mim, é que a autora é blogueira e conta um pouco sobre as discussões que já lançou em seu blogue a respeito de determinados assuntos antes de escrever seus livros e colocou nele opiniões de leitores que acompanharam todo esse seus processo de pesquisa e a auxiliaram com sugestões sobre todos os temas propostos para seu livro.
Além de ser um livro de autoajuda que fala a respeito dos nossos medos e ansiedade para sermos aceitos perante a sociedade, o livro nos trás reflexões saudáveis sobre como reconhecer nossos limites e amarmos o que somos e o que temos. Brené não dá dicas nem sugestões apenas cita experiências suas, de pessoas próximas e de leitores do seu blog sobre assuntos como maternidade, amizade e trabalho.
Para quem gosta do gênero, é um prato cheio para boas reflexões, a autora cita também vários artigos que serviram de referência para sua obra e que ajudaram quem se interessar a entender melhor sobre o assunto abordado.
Outra coisa que me impressionou bastante, foi as partes em que ela cita Paulo Coelho, achei uma honra imensa um autor internacional recomendar um autor brasileiro em sua obra. Já tinha uma vontade de ler O alquimista, acho que agora concretizo essa vontade.
Apesar de esperar mais páginas e mais temas, considero um livro altamente recomendo para estudantes de Psicologia que gostam de temas como a vergonha e a autodepreciação.

Quote
Estabelecer limites e tornar as pessoas responsáveis por aquilo que fazem dá muito mais trabalho do que envergonhar e acusar. (Página 40)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.